Urban

Embaixadoras de Inovação Cívica da OKBR desenvolvem formação sobre dados abertos e LAI para a rede de embaixadores da Politize!

Abertura de dados Lei de acesso à informação Eventos Dados abertos

Evento em parceria com a Politize, evento marcou 11 anos da LAI.

CardParceria

Em celebração aos 11 anos da Lei de Acesso à Informação (LAI), a rede de embaixadoras de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil (OKBR) organizou um webinar para formação básica sobre dados abertos, transparência e Lei de Acesso à Informação em conjunto com a rede de Embaixadores da Politize!. O evento, numa parceria inédita entre as duas organizações sem fins lucrativos que lutam por cidadania ativa e inovação cívica, aconteceu de maneira remota na última terça-feira (16), e contou com a participação de mais de cinquenta pessoas.

Tendo como um dos eixos de ação a formação política a partir de inúmeras parcerias e contando com lideranças para multiplicar conhecimentos e democratizar o acesso aos dados abertos, a Politize! contou com a Rede de Embaixadoras da OKBR para alinhar conceitos e esclarecer dúvidas sobre temas como transparência ativa, a disponibilização e abertura e visualização de dados pelos governos, o que há para se saber sobre o sigilo dos 100 anos e as lições e procedimentos já aprendidos sobre as solicitações via Lei de Acesso à informação, que completará no dia do encontro onze anos em que entrou em vigor em 2011. .

Neste primeiro painel, as embaixadoras de Ariane Alves, Taís Seibt, Juliana Coin, Leandro Andrade e Hugo Noah apresentaram cinco tópicos introdutórios ao debate sobre dados abertos:

Dados Abertos: Relevância e Confiabilidades - Hugo Noah Como chegar nos dados que eu quero? - Leandro Andrade Quando não temos acesso aos dados? Introdução à LAI - Taís Seibt Uma breve conversa sobre o Querido Diário - Ariane Alves O que os dados podem nos dizer? Visualização de dados - Juliana Coin

Além disso, as embaixadoras Ana Paula Teixeira e Olívia Boretti auxiliaram na organização e execução do projeto. A gravação da live está disponível no youtube da OKBR, na playlist das embaixadoras, e o conteúdo dos slides está disponível aqui.

Após o evento, a expectativa de ambas as redes é que outros temas possam ser posteriormente compartilhados, especialmente no âmbito da tecnologia para uso e raspagem de dados, pela OKBR, e formação de lideranças e engajamento cidadão, por parte da Politize.

Autoria

Próximo Artigo

Mário Sérgio Queiroz passa a integrar equipe de participação digital no governo federal

Ao tomar posse do cargo de Coordenador-Geral, ele se desliga do Conselho de Governança da Open Knowledge Brasil

Texto Completo →