Urban

Precisamos falar da abertura de CEPs e endereços no Brasil

Civic tech

A segunda live Embaixadoras de 2021 tratou de um tema bastante complexo, dada a dimensão continental do nosso país e seus 5.570 municípios. No último dia 23, a Open Knowledge Brasil promoveu mais um encontro virtual com um time de peso para debater temáticas de inovação cívica.

Conduzida por Mário Sérgio, a live abordou a importância da abertua das bases de dados de CEPs e endereços no Brasil, relacionando o tema com a computação urbana, a aplicação da Lei de Acesso à Informação e a iniciativas de código aberto.

Confira o perfil de quem esteve conosco neste evento:

  • Ana Maria de Almeida Ribeiro - Doutoranda em Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Mestra em Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade de Brasília (UnB). Especialização em Gestão Estratégica em Políticas Públicas - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduação em Licenciatura em Matemática (UFMG) e Gestão Pública (FGV). Servidora pública federal, Técnica-Administrativa em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde 1988. Cedida à Empresa de Correios e Telégrafos (Correios - ECT) de 2011 a 2016. Atuação na área de gestão documental, transparência pública, sistemas de informação e legislação educacional.
  • Alice Adativa - é mestre em informática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e, atualmente, aluna de doutorado nesta mesma universidade, atuando em pesquisas com o foco em Computação Urbana. Também é pesquisadora e instrutora do Samsung Ocean Manaus e professora de pós-graduação em Ciência de Dados na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além de fazer parte da equipe de organizadores do PyData e PyLadies Manaus.
  • Thierry Jean - é francês, no Brasil há mais de 20 anos, administrador de empresa, formado pela Neoma Business School (Reîms- France) e pela Middlesex University (Londres – UK). Tem atuado em cargos executivos em diferentes indústrias e, nos últimos 15 anos, em tecnologia em pequenas e grandes startups. Thierry apoia ativamente o projeto OpenStreetMap desde 2014 apresentando o projeto para governos e empresas e articulando vários eventos em volta da tecnologia. Thierry é cofundador do Instituto de tecnologias Geo-sociais AddressForAll.

Clique na imagem para assistir ao vídeo da live:

Precisamos falar da abertura de CEPs e endereços no Brasil

Autor

Pŕoximo Artigo

Giulio Carvalho é o novo coordenador de Inovação Cívica da OKBR

A Open Knowledge Brasil anuncia a chegada de Giulio Carvalho como coordenador e líder técnico do Programa Ciência de Dados para Inovação Cívica. O profissional assume a partir de 10 de maio o posto ocupado por Mário Sérgio Queiroz, que deixa a instituição para atuar na Jusbrasil. Mário seguirá como membro associado e embaixador da OKBR.

Texto Completo →