Urban

Por que precisamos de pessoas embaixadoras de inovação cívica?

Civic tech

Já há alguns anos, o Brasil se configura em um terreno fértil para iniciativas que buscam melhorar a vida dos cidadãos por meio de ferramentas digitais e dados abertos. O debate sobre a temática está bastante avançado e qualificado no país. O que ainda falta é fazer com que essas ideias tenham um alcance amplo e não permaneçam privilegiando um grupo pequeno de pessoas.

A Rede de Pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica surgiu para combater essa lógica. Por meio da troca de experiências e das formações oferecidas para quem integra o grupo, criamos um repertório muito rico que compreende e incorpora as particularidades dos diversos contextos locais de um país com dimensões continentais.

Deserto de dados

A concentração de ações que pensam a tecnologia para fins cívicos nos grandes centros urbanos também contribui para os desertos de dados – lugares sobre os quais não é possível encontrar uma quantidade suficiente de informações públicas estruturadas para que os cidadãos consigam se informar e fiscalizar como as gestões de suas cidades ou estados estão empregando o dinheiro público.

É preciso descentralizar o debate para que ideias que queiram abranger o Brasil todo considerem não apenas os diferentes níveis de disponibilidade, mas também o acesso da população aos dados disponíveis sobre sua realidade. O Querido Diário, principal projeto de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil, tem como objetivo libertar e integrar as informações divulgadas nos diários oficiais dos municípios brasileiros. É um grande desafio, e o apoio das pessoas embaixadoras tem sido fundamental para o desenvolvimento da ferramenta.

Eleições gerais

Por ser um ano eleitoral, 2022 torna ainda mais relevante a atuação de uma rede integrada para pensar o cenário em que estamos e o que queremos construir para os próximos anos. Por aqui, estamos planejando uma série de ações para assegurar a transparência e integridade do evento, incluindo articulações para acompanhar etapas locais do processo. Vamos construir juntos?

As inscrições para o terceiro ciclo de integração estão abertas até dia 21/06. Preencha o formulário e aguarde nosso contato.

Confira também:

Posso me tornar embaixador(a) de Inovação Cívica? (mar/2020)

O que a rede Embaixadoras já fez? (mar/2020)

Autoria

Próximo Artigo

3º Ciclo de Embaixadoras - conheça o novo perfil de integrantes!

Ultrapassando 150 integrantes, a rede de pessoas embaixadoras de Inovação Cívica da OKBR dá um novo passo rumo à consolidação de uma comunidade ampla e de múltiplos repertórios em todos os cantos do país.

Texto Completo →