Urban

OKBR e Embaixadoras preparam mobilização por mais transparência e colaboração em governos estaduais

Civic tech Transparência Dados abertos Eleições

Campanha #CartaPorUmGovernoEstadualAberto será lançada em 16 de agosto, com foco nas candidaturas aos governos estaduais e assembleias legislativas de todo o Brasil

A Rede de Embaixadoras de Inovação Cívica e a equipe de Advocacy e Pesquisa da Open Knowledge Brasil (OKBR) estão elaborando uma carta-compromisso para que as pessoas candidatas às eleições estaduais de 2022 se engajem e promovam uma gestão que priorize a transparência e a abertura de dados públicos.

Na sexta, 5/8, as presidências estaduais de todos os partidos em cada um dos 26 estados e do Distrito Federal receberam por e-mail uma prévia das cartas e um convite para conhecer as propostas e apresentar eventuais dúvidas e questionamentos. As informações de contato foram levantadas a partir das bases publicadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com dados informados pelos próprios partidos.

“O objetivo do contato nesta etapa de elaboração é abrir um canal com as equipes partidárias para dialogar sobre seu conteúdo, tirar dúvidas e identificar possíveis aprimoramentos nos textos”, explica Danielle Bello, coordenadora do programa de Advocacy e Pesquisa da OKBR. “Pretendemos seguir com essa interlocução ao longo da campanha eleitoral, chegando às equipes envolvidas diretamente nas candidaturas, contando especialmente com o apoio das pessoas nas redes”.

Nas eleições municipais em 2020, ação semelhante foi realizada e a campanha #CartaPorUmaCidadeAberta movimentou as redes sociais. Como desdobramento mais recente da iniciativa, o prefeito de Mogi das Cruzes (SP), que assinou o compromisso à época, enviou uma proposta de regulamentação da LAI à Câmara Municipal no mês passado. O texto segue em tramitação.

A carta será lançada no próximo dia 16/8, terça-feira, marcando o início da campanha de mobilização. Anote na agenda e siga acompanhando nossas redes para mais detalhes.

Próximo Artigo

16/8 - Lançamento da campanha "#CartaPorUmGovernoEstadualAberto"

A iniciativa é da Rede de Embaixadoras de Inovação Cívica junto ao programa de Advocacy e Pesquisa da OKBR

Texto Completo →