Urban

Conheça as cartas-compromisso da campanha "#CartaPorUmGovernoEstadualAberto"

Civic tech Transparência Dados abertos Eleições

Mobilização tem como objetivo o engajamento e compromisso de pessoas candidatas nas eleições estaduais de 2022 por uma gestão que priorize a transparência e a abertura de dados públicos.

A campanha #CartaPorUmGovernoEstadualAberto propõe que candidaturas aos governos estaduais e assembleias legislativas de todo o Brasil assumam o compromisso público pelo fortalecimento da transparência e do acesso à informação e pela consolidação de uma política estadual de abertura de dados ao longo da gestão de 2023-2026.

São duas versões: uma carta voltada às candidaturas aos cargos do Executivo e outra, aos do Legislativo. Ambas propõem um conjunto mínimo de ações factíveis e que levam em conta a realidade de cada localidade.

Confira a íntegra da “Carta-compromisso por um governo estadual mais aberto e colaborativo”

As versões da carta para o Executivo e para o Legislativo podem ser acessadas aqui.

A campanha #CartaPorUmGovernoEstadualAberto é uma iniciativa da Rede de Embaixadoras de Inovação Cívica e a equipe de Advocacy e Pesquisa da OKBR.

Pessoa candidata: quer aderir?

Assine o documento e poste uma foto em suas redes usando a #CartaPorUmGovernoEstadualAberto. Entraremos em contato para coletar a documentação assinada!

Em caso de dúvidas, escreva para contato@ok.org.br

Apoie a mobilização

Participe da mobilização enviando a carta para as pessoas candidatas em seu estado, marcando seus perfis nas redes sociais e utilizando a hashtag #CartaPorUmGovernoEstadualAberto.

Para organizações e entidades da sociedade civil que desejem apoiar publicamente a ação, basta preencher o formulário: Subscrição de organizações e entidades da sociedade civil

Saiba quem já apoiou

Próximo Artigo

Carta Por Um Governo Estadual Aberto - compartilhe e faça parte desta corrente

Foi dada a largada! A Open Knowledge Brasil (OKBR) e a Rede de Embaixadoras de Inovação Cívica lançaram a campanha #CartaPorUmGovernoEstadualAberto em uma transmissão ao vivo realizada na última terça-feira (16) no canal do YouTube. A iniciativa propõe que pessoas candidatas a governos estaduais e assembleias legislativas no Brasil priorizem a transparência e a abertura dos dados públicos.

Texto Completo →