Urban

Sprints e Meetups / Open data day 2020 rio de janeiro

Open Data Day Rio de Janeiro 2020

Open Data Day Rio de Janeiro

Edição especial Cerveja com Dados

Gostaria de compartilhar o meu relato de experiência como palestrante no Cerveja com Dados RJ #08, realizado no dia 7 de março de 2020, na cervejaria The Drunk Trunk, localizada no Edifício Terminal Menezes Cortes, no centro da cidade.

Depois de assistir cinco apresentações interessantíssimas realizadas com base em competentes pesquisas acadêmicas de instituições como PUC, FGV, UEZO, UFRJ entre outras, trazendo abordagens bem distintas , fui a última a faz apresentação.

A minha pesquisa intitula-se “BI no sistema de bicicletas compartilhadas”, fruto de uma disciplina de Business Intelligence que estou cursando no MBA técnico “BI Master” realizado presencialmente na PUC-Rio.

O objetivo deste trabalho estava voltado para a realização de uma análise a partir dos dados do sistema de bicicletas compartilhadas de Brasília para analisar o comportamento de viagens, mostrar interações entre padrão de viagens e uso do solo e, por fim, identificar áreas prioritárias para monitoramento e otimização do sistema.

Eu quis mostrar que esse mundo fascinante dos dados abertos ainda é acessível para poucos, uma vez que as ferramentas de análise requerem um conhecimento técnico para manuseio de programas que são bem complexos. Eu mesma que sou iniciante, ingressei apenas em setembro de 2019 neste curso na PUC, ainda me vejo titubeando na utilização de programas como Python, R Studio, Pentaho, PGAdmin (Postgres). Mesmo assim com ajuda do grupo de trabalho foi possível realizar a análise proposta de dados do Bike +, sistema implantado em Brasília (DF).

Outro percalço foi a escolha de uma fonte de dados pouco confiável e repleta de erros disponibilizada na plataforma Kaggle. Enfim, eu disse que essa palestra poderia se chamar os erros e percalços de um iniciante no mundo do Business Intelligence”. Mas sigamos em frente, porque vale a pena, esse campo é promissor!

Obrigada pela oportunidade.

Ana Carolina

Ana Carolina de Gouvêa Dantas Motta

Professora do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho, da Universidade Santa Úrsula – USU. Também atua como embaixadora da Operação Serenata de Amor - Open Knowledge Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre.

View Open Data Day 2020 Rio De Janeiro →