Open Data Day 2022 Mogi das Cruzes
Realizamos o primeiro Open Data Day em Mogi com o apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que agora conta com uma Secretaria de Transparência e Comunicação. A cidade foi signatária da campanha “Carta por uma Cidade Aberta” da Rede Embaixadoras da OKBR, durante as eleições de 2020, o que tem colaborado com essa abertura para discutir publicamente sobre dados e transparência. O projeto de lei para a Regulamentação da LAI na cidade que está tramitando na administração municipal, inclusive, foi apresentado por mim, após a assinatura da carta.
Pensamos numa programação que levasse em conta a alfabetização no uso de dados e sobre a LAI e LGPD, tanto para engajar servidores públicos, quanto para a população em geral. O evento começou no dia 04/03, com uma oficina sobre LAI e LGPD específica para servidores públicos. No dia 05, tivemos o dia inteiro de programação presencial e online, com oficinas mão na massa sobre Introdução sobre PowerBI (sistema de visualização que a Prefeitura usa), Alfabetização em dados públicos, Colab - Governo Digital Expandindo Limites, LAI para todos, Transformando dados em Políticas Públicas, Trabalhando com dados na prática - Oficina de R e Big Data, Dados Abertos e Covid: transparência durante a pandemia.
Recebemos um retorno muito positivo, sobretudo dos servidores públicos, sobre iniciativas que eles podem adotar em seus departamentos para melhorar a qualidade dos dados gerados pela administração municipal e também o fluxo de atendimento aos cidadãos. Foi muito incrível ver todas as palestras e oficinas lotadas, as pessoas realmente querem entender mais sobre os dados públicos e como usá-los para qualificar a participação cívica.
“O Open Data Day Mogi 2022 foi uma experiência incrível. Foi o primeiro evento aberto ao público organizado pela Secretaria Municipal de Transparência e Comunicação Social, que nasceu no finalzinho do ano passado. Para nós, foi uma honra poder contar com todo apoio da Open Knowledge Brasil, por meio da embaixadora Jamile Santana.
Estamos criando uma nova cultura de transparência e dados abertos na Prefeitura e na cidade de Mogi das Cruzes, e este foi um dos nossos primeiros passos rumo à transformação que queremos. Nosso principal resultado foi ver o envolvimento atento dos servidores públicos nas oficinas - deu para ver e para sentir que eles estão ávidos por saberem cada vez mais como podem fazer do Executivo mogiano um lugar com mais transparência e controle social!” - Severino Neto, secretário de Transparência e Participação
Jamile Santana é jornalista de dados, co-fundadora do projeto independente Painel Jornalismo de Dados, analista de dados e impacto da agência Énois e Embaixadora de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil.