Urban

Rede de Embaixadoras de Inovação Cívica tem alterações na gestão da comunidade e no sistema de badges

Gestão interna Novidades Quarto ciclo de embaixadoras

Foi publicado o documento Guia de Atividades e o sistema de badges será reforçado com novas medalhas, que entrarão em vigor a partir de julho deste ano.

A partir deste mês, entram em vigor algumas alterações na gestão da Rede de Embaixadoras de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil (OKBR). Ao final do terceiro ciclo de embaixadoras algumas alterações serão implementadas, ocasionando mudanças tanto para quem já faz parte da comunidade quanto para novas pessoas que ingressarem no 4º ciclo, com previsão de início em julho.

As informações detalhadas sobre a forma de atuação das pessoas da rede estão disponíveis no Guia de Atividades, que ficará permanentemente disponível no Drive das Embaixadoras e também no grupo do Telegram. Além disso, o novo ciclo trará mudanças na gestão do Sistema de Medalhas (Badges), cujo principal objetivo é dar maior visibilidade para as ações e iniciativas das Embaixadoras atuantes na rede, além de servir como orientação para pessoa novas na rede encontrarem outras com perfis de atuação semelhantes aos seus.

Mudanças na Rede. Em 2023 foram sistematizadas e disponibilizadas em um único documento todas as informações sobre a gestão e atuação da Rede de Embaixadoras. Estas informações estão disponíveis para toda a comunidade na publicação Guia de Atividades, cuja principal finalidade é ser uma referência permanente para as ações das pessoas que fazem parte da Rede de Embaixadoras de Inovação Cívica da OKBR.

Entre as principais novidades estão:

Mudanças na forma de ingressar na rede, que a será a partir da realização de um processo seletivo com número limitado de vagas e diretamente acompanhado por pessoas dos ciclos anteriores. Além disso, as pessoas de um ciclo anterior serão convidadas a manifesrem interesse, via formulário, de continuar na rede após a passagem para um novo ciclo. Também será incentivada a atuação de ‘mentores’, onde embaixadoras mais antigas serão convidadas a atuar diretamente com as mais novas na rede, com o objetivo de auxiliar na integração das novatas e fortalecer a comunidade.

Outras alterações ocorreram na capacitação das embaixadoras. No começo de cada novo ciclo serão realizadas atividades/oficinas para reforçar conhecimentos nas ferramentas utilizadas na rede, tais como github, discord e telegram. Além de fortalecer o aprendizado de pessoas da rede através do sorteio, a cada semestre, de 1 ou 2 vagas em cursos da Escola de Dados. A embaixadora ganhadora do sorteio deve devolver o conhecimento para a comunidade em forma de meetup, texto, etc.

Por último, será reforçado o sistema de medalhas, com uma cerimônia de entrega de badges no começo de cada novo ciclo, para as embaixadoras atuantes na rede. Bem como envio de congratulações nos canais de comunicação da rede.

Medalhas. O sistema de badges foi reformulado a partir de sugestões das embaixadoras em um levantamento via formulário e durante algumas reuniões síncronas. A partir disso, foram revisitadas as medalhas vigentes e algumas novas foram criadas.

LISTA DE MEDALHAS JÁ EXISTENTES:

1. Contribuidor(a) em projetos de inovação cívica: Pessoa que já contribuiu ativamente para aprimorar algum projeto do Programa de Inovação Cívica, como Querido Diário, Serenata de Amor, Perfil Político ou Queremos Saber. O melhor caminho para alcançar essa medalha é interagindo no Discord para fazer colaborações diretas nos projetos citados.

2. Divulgador(a): Pessoa que costuma utilizar espaços como redes sociais ou eventos de tecnologia para compartilhar iniciativas, projetos e novidades de inovação cívica. O melhor caminho para alcançar essa badge é participando dos eventos e compartilhando a experiência através de relato publicado nas redes sociais e/ou blog das Embaixadoras.

3. Especialista: É capaz de falar com profundidade sobre algum tema de interesse da rede e contribui ativamente para ampliar o repertório de seus integrantes em formações internas ou em lives abertas ao público. As formas de alcançar essa medalha é escrevendo tutoriais ou participando como palestrante em eventos e/ou webinars de temas pertinentes à rede. Os materiais podem ser publicados em blog/sites pessoais e replicados no site das Embaixadoras, com os devidos créditos.

4. Influenciador(a) de políticas: Já esteve à frente de iniciativas que planejaram e/ou buscaram aprimorar as políticas públicas locais, como grupos de governo aberto, conselhos, regulamentação de leis e comprometimento de candidatos com causas de inovação cívica co-criadas no âmbito da rede. O caminho para receber essa medalha é participar de iniciativas como Open Data Index ou outras ações com propostas encaminhadas diretamente para o governo, em suas diferentes esferas, tendo isso comprovado em documentos e ou relato publicado na internet.

5. Organizador(a) de eventos: Já organizou algum evento que aborda temas de inovação cívica, como Open Data Day, Cerveja com Dados e sprints de código. Para alcançar essa medalha é necessário compartilhar informações sobre o evento organizado com o resto da rede, desde a etapa de organização, passando pela divulgação e relato final publicado na internet.

NOVAS MEDALHAS (entram em vigor a partir de julho de 2023)

6. Veterano(a): Pessoa que esteve ativa em mais de um ciclo e manifestou interesse de continuar ativa na passagem de um ciclo para o outro. Além de indicar pelo menos um nome de pessoa que poderia ser convidada para fazer parte da rede.

7. Calouro(a): Pessoas que entraram no ciclo vigente. Ao passar de um ciclo para outro a pessoa pode optar pela badge de veterana ou de hibernante. E automaticamente, perde a medalha de Caloura(o).

8. Tutor(a) / Mentor(a): Pessoa da rede que atuou durante um ciclo como orientadora de uma embaixadora novata. A orientação consiste em tirar dúvidas sobre o funcionamento da rede e dar apoio durante a fase de integração da pessoa na comunidade.

9. Hibernante: Pessoa que esteve ativa durante um ou mais ciclos mas optou por ficar um pouco afastada da rede momentaneamente. Essa medalha serve para sinalizar para as outras pessoas da rede que aquela embaixadora está temporariamente afastada mas pode voltar a qualquer momento. Essa medalha garante que a pessoa não será desligada dos canais de comunicação e que será convidada a retornar no próximo ciclo. Ao retornar para a comunidade, a pessoa perde a medalha de Hibernante e pode receber uma de veterano(a).

10. Sempre presente: Pessoa que está presente na maioria das reuniões síncronas ou em muitos encontros seguidos em um determinado período de tempo.

Autoria

Próximo Artigo

3º Ciclo de Embaixadoras de Inovação Cívica têm saldos positivos; confira balanço das ações do último ano

A partir deste mês, a Rede se prepara para o começo do 4º ciclo, mais uma fase de entrada de novas embaixadoras.

Texto Completo →