Urban

Embaixadoras de Inovação Cívica marcam presença na Python Nordeste

Python nordeste

Participar de eventos de comunidade são importantes para fortalecer a rede e o cenário de inovação cívica como um todo.

Algumas pessoas integrantes da Rede de Embaixadoras de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil (OKBR) se encontraram durante a Python Nordeste, evento promovido pela comunidade regional de amantes da linguagem de programação Python. As atividades aconteceram em Salvador - BA, entre os dias 22 e 24 de setembro. O evento permitiu um encontro presencial entre algumas embaixadoras, fortalecendo o contato e promovendo trocas de experiências.

O embaixador Adolfo Guimarães participou do evento, onde guiou a oficina ‘Coletando, processando e visualizando dados abertos’. De acordo com ele, a participação no evento foi muito boa e trouxe a oportunidade de ministrar um minicurso e falar sobre projetos da OKBR.

“Aproveitei a oportunidade para falar de iniciativas como a Open Knowledge, o Querido Diário e o programa Querido Diário nas Universidades. Foi possível perceber o interesse dos participantes no tema. Dentre os questionamentos destaco o interesse em como obter os dados e a importância em utilizar métodos automáticos para coletar, processar e analisar esses dados. Outro ponto legal foi o encontro das pessoas embaixadoras. Que tenham mais encontros além das telas do Meet!”, destaca.

O embaixador ressaltou ainda a importância de estimular cada vez mais que as pessoas embaixadoras submetam, quando viável, propostas de palestras e tutoriais nesses eventos. “É uma forma interessante de trazer mais pessoas para áreas como inovação cívica e jornalismo de dados”, explica.

Outras atividades

encontr-pyne

Durante a Python Nordeste outras atividades foram ministradas por pessoas da Rede e da equipe executiva da OKBR. A embaixadora Maria Fernanda Souza conduziu o tutorial ‘Encontre sua vaga no Linkedin com raspagem de dados’ e Ana Cecília Vieira atuou diretamente na organização do evento.

A gestora de comunidades de Inovação Cívica da OKBR, Rebeca Almeida, apresentou o ‘Relato de experiência no grupo de estudos Ó-py-ó, da comunidade Pyladies Salvador’, e a Anicely Santos, Assessora Pedagógica da Escola de Dados da OKBR, foi prestigiada como keynote, um convite feito pela organização da Python Nordeste para alguém que é considerado referência na comunidade para apresentar uma palestra de tema livre.

Querido Diário

A Rede de Embaixadoras foi citada na palestra ‘Do Brasil ao Nobel: como o Querido Diário vai dominar o mundo’ apresentada pelo coordenador do Programa de Inovação Cívica da OKBR, Giulio Carvalho, juntamente com Rebeca Almeida. Durante a apresentação, a dupla celebrou as comunidades que atuam em torno do Querido Diário, entre elas a Rede de Embaixadoras.

Muitas pessoas da Rede atuam ou já atuaram diretamente no projeto Querido Diário, participando de grupos de trabalho para melhorias no site, desenvolvendo raspadores ou falando sobre a iniciativa em eventos públicos. O censo do Querido Diário foi relembrado como fundamental no começo do projeto e no qual a Rede de Embaixadoras atuou diretamente, mapeando onde municípios brasileiros publicam diários oficiais. O programa Querido Diário nas Universidades, que conta com a perticipação de muitas embaixadoras, também foi citado.

Autoria

Próximo Artigo

Como organizar eventos em celebração ao Dia dos Dados Abertos - Guia #ODD24

Este texto tem como objetivo auxiliar qualquer pessoa interessada em organizar um evento para celebrar o Dia dos Dados Abertos em 2024.

Texto Completo →