Urban

Posso me tornar embaixador(a) de Inovação Cívica?

Civic tech

Você, pessoa interessada em ampliar ações de inovação cívica pelo Brasil, está oficialmente convidada a integrar a nossa rede, que já conta com mais de 70 participantes! Para isso, preencha o formulário de inscrição até o dia 05/04 e aguarde nosso contato.

O que é Inovação Cívica?

O campo de atuação para implementar inovação - ou tecnologia - cívica em nosso cotidiano é bastante amplo. Para você ter ideia, veja como a TICTeC, conferência mundial sobre os impactos da tecnologia cívica, define o conceito:

“A Tecnologia Cívica abrange todas as ferramentas digitais que permitem que os cidadãos se envolvam fácil e efetivamente com a vida cívica, seja denunciando um problema a uma autoridade local, interagindo com representantes eleitos ou monitorando o uso de ativos da comunidade.

Em sua forma mais eficaz, a Tecnologia Cívica pode salvar vidas, proteger ambientes e mobilizar forças-tarefa de cidadãos em tempos de crise. Em um nível útil, embora menos dramático, pode economizar tempo e dinheiro para os governos, melhorar os bairros e manter os moradores informados.

A Tecnologia Cívica é frequentemente - mas não exclusivamente - construída por organizações sem fins lucrativos que trabalham para uma sociedade melhor, mais representativa, democrática ou funcional. O resultado geralmente é um software de ‘tecnologia para o bem’ de código aberto, gratuito ou barato de implementar.”

Só com essa explicação, já dá pra ter ideia de quantas coisas podem ser feitas com o uso da tecnologia para melhorar a vida dos cidadãos e cidadãs do Brasil, não é mesmo?

“Mas… será que posso fazer parte?”

Um dos maiores trunfos da rede de pessoas Embaixadoras é a diversidade de perfis entre os integrantes. Temos pessoas desenvolvedoras, professoras, jornalistas, advogadas, servidoras públicas, economistas, sociólogas, matemáticas…

A lista é longa. Não existe um perfil de formação específico para colaborar com temas ligados à inovação cívica. Todos os conhecimentos são válidos, e quanto mais diferentes as áreas, mais completa e potente se torna nossa rede.

Com isso em mente, o que está esperando? Venha integrar nosso time!

“Como posso ajudar?”

Nosso principal interesse é aumentar o alcance das iniciativas de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil pelo território nacional. Para isso, precisamos de pessoas que possam realizar eventos locais (palestras, meetups ou sprints de desenvolvimento), compartilhar conhecimento por meio de lives em nosso canal do YouTube, contribuir com o código dos projetos no GitHub e documentar ou avaliar o andamento de nossas ações.

Consegue contribuir com algum dos itens acima? Tem outras ideias? Vamos conversar.

Autoria

Próximo Artigo

Quais são os projetos de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil?

Estamos a todo vapor com o segundo ciclo de inscrições do projeto Embaixadoras! Inscreva-se pelo formulário até o dia 05/04 e aguarde nosso contato.

Texto Completo →