Urban

Quais são os projetos de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil?

Civic tech

Estamos a todo vapor com o segundo ciclo de inscrições do projeto Embaixadoras! Inscreva-se pelo formulário até o dia 05/04 e aguarde nosso contato.

Você já viu neste post o que é Inovação Cívica e como é possível contribuir com os projetos da Open Knowledge Brasil. Mas quais são nossos projetos? Veja a seguir as iniciativas que estamos construindo coletivamente:

Serenata de Amor

Desde 2016, a Operação Serenata de Amor utiliza inteligência artificial e dados abertos para fiscalizar os gastos dos deputados federais pelo uso da Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP). Centenas de pessoas já contribuíram com o projeto, seja aprimorando seu código, seja apoiando financeiramente a dedicação da equipe.

Não é à toa que o Serenata é um sucesso: já foram mais de 8 mil suspeitas detectadas de forma automatizada, gerando mais de 800 denúncias e resultando em mais de 50 mil reais devolvidos aos cofres públicos. O potencial do projeto é imenso, indo da ampliação de suas ferramentas à replicação em outras esferas de governo. Contribua também!

Querido Diário

Não é possível falar de inovação cívica sem falar de transparência e facilidade no acesso à informação. Infelizmente, ainda existem inúmeras barreiras para que possamos visualizar, compreender e fiscalizar as ações de nossos governantes.

Um exemplo simples, mas muito impactante, é o atual cenário de publicação digital dos diários oficiais, na maioria das vezes dificultada por plataformas deficientes e pela apresentação dos dados em formatos fechados. Queremos mudar essa realidade criando uma plataforma que disponibilize as informações publicadas nos diários oficiais dos municípios brasileiros de forma aberta e inteligente, e precisamos da sua ajuda para isso.

Queremos Saber

Falando em transparência, o projeto Queremos Saber foi criado para ajudar as pessoas que precisam obter informações dos órgãos públicos, mas, por qualquer motivo, não desejam se identificar ao protocolar um pedido via Lei de Acesso à Informação.

Para facilitar o processo e fazer com que a identificação não seja uma barreira para os cidadãos, a ferramenta recebe os pedidos de forma anônima e os registra junto ao órgão desejado. Em 2020, queremos evoluir a plataforma e automatizar os pedidos e recursos.

-

Quer contribuir ativamente com esses projetos e ajudar a aprimorar ações de Inovação Cívica no Brasil? Venha ser uma pessoa Embaixadora!

Autoria

Próximo Artigo

O que a rede Embaixadoras já fez?

Já se inscreveu para o segundo ciclo de convocação da rede de pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica? Preencha o formulário até o dia 05/04 e aguarde nosso contato :)

Texto Completo →