Estão abertas as inscrições para o terceiro ciclo de integração da Rede de Pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil! O objetivo é reunir pessoas interessadas em fazer a diferença na realidade política de seu contexto local, incluindo sua região no debate cívico e contribuindo para pensar e realizar iniciativas que utilizem tecnologia para fazer bom uso dos dados públicos.
A inscrição pode ser feita por este formulário até o dia 21/6. Novas pessoas integrantes irão somar esforços a um grupo de mais de 100 pessoas espalhadas pelo Brasil, conectadas à rede nos dois ciclos anteriores.
O que é a rede de Embaixadoras?
Criada em 2019 com o objetivo principal de ampliar a rede de colaboração da Operação Serenata de Amor pelo território nacional, a iniciativa evoluiu junto ao programa Ciência de Dados para Inovação Cívica da OKBR e voltou seu foco para promover o projeto Querido Diário e outras ações dos programas de Advocacy e Pesquisa e da Escola de Dados, ambos também parte da OKBR.
Em seus três anos de existência, a rede se consolidou como um espaço de constante formação, trocas de experiências, criação de ideias e ampliação de engajamento, sempre pensando a intersecção entre o debate político e os múltiplos contextos locais que formam o Brasil.
Quer saber o que a rede já fez? Vá até nosso Blog e navegue pelos posts. Acesse também a página de Eventos para conferir os relatos de quem já organizou edições locais que reuniram pessoas interessadas em aprender e trocar experiências.
Quem pode participar?
Em todo o Brasil, há pessoas interessadas em se engajar em ações concretas que podem mudar a realidade de nossas cidades, estados e de nosso país. Também há pessoas com diversas habilidades: programação, ciência de dados, direito, design, comunicação, ciência política – saberes que, juntos, têm um enorme potencial de transformação!
Qualquer pessoa que se interesse por temáticas de inovação cívica e que esteja disposta a apoiar na ampliação de debates e ações no espaço público pode ser uma embaixadora. Preencha o formulário, caprichando na descrição das atividades que você já realizou e que te aproximam desses temas, como organização de eventos, pesquisa acadêmica ou mobilização local.
O que faz uma pessoa embaixadora?
A possibilidades de ação em rede são grandes: além de encontros mensais temáticos para troca de ideias ou formações lideradas por outras pessoas embaixadoras, o grupo se mobiliza para participar de lives abertas no YouTube da OKBR, organizar eventos locais, palestrar em eventos nacionais e internacionais, contribuir na articulação de políticas públicas locais, entre várias outras atividades. A seguir, listamos as principais maneiras de contribuição de uma pessoa embaixadora:
– Disponibilidade para trocar conhecimentos com a rede, contribuindo com ideias do seu campo de atuação;
– Contribuir para aprimorar os projetos de inovação cívica coordenados pela OKBR;
– Divulgar iniciativas de inovação cívica nos seus espaços de inserção, ampliando do alcance das ideias;
– Organizar ou apoiar na organização de eventos presenciais ou remotos;
– Liderar ou apoiar a formação de comunidades locais, zelando pela inclusão e diversidade, na medida de sua disponibilidade;
– Documentar ou fomentar a documentação de iniciativas;
– Apoiar a realização de mapeamentos sobre a situação de políticas de transparência e dados abertos no nível local.