Urban

Ocupação de Leitos - existem dados abertos para monitorar?

Civic tech Covid-19

Compreender os indicadores relacionados à ocupação de leitos hospitalares, tanto de Covid-19 como de outras enfermidades, é fundamental para entender a gestão do acesso às políticas públicas de saúde pela população brasileira. Pensando nisso, a Open Knowledge Brasil lançou neste mês de maio seu Monitor de Leitos e abordou o tema na terceira live Embaixadoras do ano.

Conduzido por Fernanda Campagnucci e Giulio Carvalho, o evento abordou a construção dos indicadores de ocupação de leitos nos diferentes níveis federativos e a metodologia utilizada pela equipe de Advocacy e Pesquisa da OKBR para realizar o monitoramento desses dados.

Confira a seguir os participantes da live:

  • Tatiane Moraes de Souza é pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, onde obteve os títulos de mestre e doutora em Saúde Pública. Também é pós-doutoranda na Universidade de São Paulo e colaboradora do Observatório Covid-19 BR e da Rede de Pesquisa Solidária.

  • Bernardo Loureiro é fundador do Medida SP. Mestre em Desenho Urbano pela Parsons School of Design, com foco em uso de dados e tecnologias para urbanismo. Desenvolve análises e visualizações de dados voltados para problemas urbanos.

  • Danielle Bello é coordenadora de advocacy e pesquisa da OKBR. Especialista em Gestão Pública pelo Insper e bacharela em Políticas Públicas e em Ciências e Humanidades pela UFABC.

Clique na imagem para assistir ao vídeo da live:

Abrir dados protegendo informações pessoais

Autor

Pŕoximo Artigo

Giulio Carvalho é o novo coordenador de Inovação Cívica da OKBR

A Open Knowledge Brasil anuncia a chegada de Giulio Carvalho como coordenador e líder técnico do Programa Ciência de Dados para Inovação Cívica. O profissional assume a partir de 10 de maio o posto ocupado por Mário Sérgio Queiroz, que deixa a instituição para atuar na Jusbrasil. Mário seguirá como membro associado e embaixador da OKBR.

Texto Completo →