No âmbito das atividades do Open Datat Day, o Programa Ciência de Dados para Inovação Cívica realizou, no último dia 9/3, a primeira live de 2021, e o tema foi Abrir dados protegendo informações pessoais: desafios práticos.
Com a mediação de Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, a live abordou o desafio que equipes de gestão pública encaram na hora de abrir dados públicos, uma vez que informações pessoais devem ser preservadas para que não haja exposição indevida dos cidadãos e para que as orientações da Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor desde o ano passado, sejam respeitadas.
Para compor o time nessa conversa, convidamos três pesquisadores da área. Confira os perfis a seguir:
-
Thiago Guimarães Moraes - Conselheiro Presidente do LAPIN, LLM Law & Technology (Tilburg University), Mestre em Ciências da Informação, Bacharel em Direito e em Engenharia de Redes (UnB). Coordenador de Tecnologia e Pesquisa na Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), CIPP/E, CIPM.
-
Natalia Langenegger - Advogada no Rennó Penteado Advogados, doutoranda na Universidade de São Paulo e mestra em Direito e Desenvolvimento pela FGV Direito SP. Trabalhou na Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, possui experiência em grandes empresas de tecnologia e atuou como pesquisadora em renomadas instituições como FGV Direito SP, InternetLab e Ipea. Sua pesquisa é focada em proteção de dados pessoais e transparência governamental.
-
Ana Cláudia Farranha - Doutora em Ciências Sociais (UNICAMP). Professora Associada da UnB. Coordenadora do GEOPP ( Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas). Diretora da SBAP ( Sociedade Brasileira de Administração Pública)
Clique na imagem para assistir ao vídeo da live: