Urban

Encontro de Embaixadoras de Inovação Cívica acontece durante o Coda Amazônia

Coda-amazonia

Algumas pessoas da comunidade, que acompanhavam as atividades da conferência, aproveitaram o evento se encontrar presencialmente.

A segunda edição regional da Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda Amazônia) aconteceu entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, nas cidade de Belém e Salvaterra, ambas no estado do Pará, e contou com a presença de pessoas da Rede de Embaixadoras de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil (OKBR). O grupo, que acompanhou alguns painéis e workshops, aproveitou a ocasião para reforçar a presença da rede na região Norte do país, bem como estabelecer laços mais próximos entre si e com representantes da OKBR.

encontro-codaAM

A embaixadora Jessica Teixeira (PA), que ingressou na rede no quarto ciclo, conta que aproveitou o momento do Coda Amazônia para estabelecer conexões:

“Em minha segunda participação no evento, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente alguns dos representantes da OKBR e Embaixadores de Inovação Cívica. Foi uma experiência enriquecedora e inspiradora, na qual pude estabelecer conexões valiosas e aprender muito com esses profissionais comprometidos com a qualidade e transparência das informações em nosso país”.

Para a embaixadora de inovação cívica, a edição deste ano demonstrou um maior engajamento social em torno dos assuntos abordados: “Especialmente em relação à Amazônia, devido a diversos eventos realizados em Belém este ano, que trataram de questões ambientais e sociais para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Por fim, sinto-me imensamente feliz em participar, colaborar e contribuir com eventos e projetos para o avanço desse importante campo”, disse.

A professora e também embaixadora, Tatiana Pará, destacou que “o Coda Amazônia 2023 promove uma intensa discussão crítica e ações coletivas de desenvolvimento de dados abertos e colaborativos que podem apoiar nos projetos através de inovação cívica para o conhecimento sobre a conservação e sustentabilidade na Amazônia”.

Oficina de StoryMaps

Tatiana participou da conferência ministrando uma oficina de StoryMaps, ferramentas que ajudam a contar histórias na web e destacar a localização de uma série de eventos relacionados com a narrativa.

“O treinamento teve cerca de 30 participantes aprendendo a contar histórias fascinantes usando uma das ferramentas mais poderosas da era digital, o mapa digital. A ferramenta apresentada foi: StoryMapJS um site gratuito, o Knight Lab foi criado por técnicos e jornalistas da Northwestern University”, conta.

A oficina de StoryMaps pretendeu mostrar uma plataforma fácil e online de contar histórias convincentes com recursos visuais e mapeados, que podem sensibilizar o mundo para a importância da Amazônia e impulsionar a ação. “Afinal, os dados podem ser neutros, mas uma história bem contada é capaz de informar e mudar o curso da história”, destaca.

Lançamento Diário do Clima

A plataforma Diário do Clima, desenvolvida a partir do projeto de inovação cívica Querido Diário em parceria com seis organizações especializadas em cobertura jornalística sobre meio ambiente, análise de dados e transparência na administração pública, foi lançada no Coda Amazônia. Durante um workshop ministrado pelo coordenador do programa de Inovação Cívica da OKBR, Giulio Carvalho, e pela jornalista ambiental do InfoAmazonia, Juliana Mori.

Para Giulio, a importância do Diário do Clima para o ecossistema de inovação cívica brasileiro é

“O Diário do Clima chegou para nos auxiliar a monitorar como as prefeituras estão agindo com relação a questões climáticas e de meio ambiente. Por meio de dados obtidos pelo Querido Diário, agora podemos lidar melhor com o deserto de dados governamentais olhando para os diários oficiais municipais. Este lançamento no Coda Amazônia na UFPA foi especial pois integra os interesses em dados regionais e do bioma amazônico com as comunidades jornalísticas e acadêmicas presentes.”

Sobre o Coda Amazônia

Em sua segunda edição, o Coda Amazônia reuniu profissionais de comunicação, cientistas de dados, acadêmicos e pessoas de comunidades da Amazônia Legal em atividades que aconteceram no Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, e na Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus Salvaterra. Os painéis da UFPA foram transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube da Escola de Dados, onde é possível assistir à playlist das gravações.

O evento contou com patrocínio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br); do Centre for Investigative Journalism (CIJ), a partir da Open Climate Report Initiative; da rede Internews, por meio do projeto Conservando Juntos, liderado pela Wildlife Conservation Society (WCS), com apoio da USAID; da iniciativa Vozes pela Ação Climática Justa (VAC); e da Google News Initiative; e com o apoio da Lavits; do Pulitzer Center; e da Universidade do Estado do Pará.

Autoria

Próximo Artigo

Embaixadoras de Inovação Cívica marcam presença na Python Nordeste

Participar de eventos de comunidade são importantes para fortalecer a rede e o cenário de inovação cívica como um todo.

Texto Completo →