Urban

Guia de Atuação: embaixadoras compartilham experiências em série de textos e bate-papos

Guia-de-atuacao Inovacao-civica

Ação tem por finalidade divulgar exemplos práticos de atuação na Rede e no cenário de Inovação Cívica brasileiro.

Ao longo do mês de agosto a Rede de Embaixadoras de Inovação Cívica dará início ao projeto Guia de Atuação, que consiste em uma série de postagens com depoimentos de pessoas da rede, compartilhando experiências e formas de atuação dentro do cenário de inovação cívica brasileiro. O objetivo é compartilhar conhecimentos, em especial com as novas embaixadoras, que ingressaram na comunidade no quarto ciclo.

A atuação em rede é uma grande oportunidade para promover a mudança social. Nesse cenário, a Inovação Cívica surge como algo fundamental para lidarmos com problemas históricos no Brasil, tais como deserto de dados, falta de transparência nas decisões governamentais e pouco conhecimento da população em torno das novas tecnologias, suas reais possibilidades e consequências.

O Brasil se configura em um terreno fértil para iniciativas que buscam melhorar a vida dos cidadãos por meio de ferramentas digitais e dados abertos. O debate sobre a temática é bem avançado e qualificado no país. Mas essas ideias ainda precisam de um alcance amplo e não permaneçam privilegiando um grupo pequeno de pessoas.

As Embaixadoras de Inovação Cívica atuam para combater essa lógica. Por meio da troca de experiências, das formações oferecidas para quem integra o grupo e promoção de espaços de debates abertos, busca-se fomentar comunidades locais que estejam cada vez mais instrumentalizadas para lidar com os desafios da sociedade atual.

Nesse sentido, as postagens da série vão trazer relatos e exemplos práticos dessa atuação. Os textos serão publicados ao longo do mês, a cada quinta-feira, a partir do dia 10 de agosto. Ao final, serão todos listados aqui, para facilitar o acesso. Já as conversas para troca de experiências serão uma atividade interna da Rede.

Autoria

Próximo Artigo

Construindo o Futuro: Reflexões de um Embaixador de Tecnologia Cívica

Um mundo onde a tecnologia se torna uma aliada poderosa na construção de uma sociedade mais transparente, justa e participativa.

Texto Completo →