Urban

Construindo o Futuro: Reflexões de um Embaixador de Tecnologia Cívica

Guia-de-atuacao Inovacao-civica

Um mundo onde a tecnologia se torna uma aliada poderosa na construção de uma sociedade mais transparente, justa e participativa.

Por Bernardo Baron

Essa é a visão de futuro da rede de Embaixadoras de Tecnologia Cívica de Open Knowledge Brasil (OKBR). As Embaixadoras são um coletivo de pessoas do Brasil inteiro apaixonadas por usar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas, do qual tive o privilégio de participar nos últimos quatro anos. Com elas, pude compartilhar experiências e desenvolver soluções para resolver problemas públicos de forma colaborativa, criativa e inclusiva.

Ainda no começo dessa jornada, um dos projetos com que me envolvi foi o Censo Querido Diário. A iniciativa foi um desdobramento do Querido Diário, projeto de código aberto capitaneado pela OKBR que busca promover o acesso a informações governamentais que hoje muitas vezes só estão disponíveis em diários oficiais de difícil consulta. Me voluntariando como pesquisador, revisor e uma das pessoas coordenadoras do Censo Querido Diário, acompanhei como a contribuições espontâneas de cidadãos mobilizados foram capazes de dar um passo importante para diagnosticar o tamanho do problema e promover a transparência dos formatos e localizações das publicações oficiais de mais de 600 prefeituras em todo o país.

Além da participação nos projetos de inovação cívica, outro aspecto que torna a rede de Embaixadoras um espaço tão único é a oportunidade de trocar com pessoas de diferentes lugares, perfis e experiências. Por exemplo, em 2021 tive a chance de conduzir uma conversa com as outras pessoas Embaixadoras para compartilhar a experiência que tive quando era líder de projetos no Laboratório de Inovação do Ministério Público do Rio de Janeiro, em que utilizamos um padrão de dados abertos para dar transparência ao programa de inovação aberta do órgão (mais detalhes sobre a experiência aqui).

Não raro, essas trocas se tornam novas iniciativas ou sugestões de melhoria para os projetos da OKBR. A partir de outra experiência profissional, desta vez como cientista e engenheiro de dados na ImpulsoGov - uma ONG que desenvolve soluções em dados e tecnologia para impactar a gestão do SUS -, pude contribuir para iniciativas da OKBR como a revisão dos critérios para a dimensão de saúde do Índice de Dados Abertos para as capitais brasileiras 2023 (ODI-Cidades 2023).

Cada encontro e cada sucesso da rede de Embaixadoras nesses quatro anos tem renovado a minha convicção de que a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a vida das pessoas e para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. A OKBR tem sido uma parceira nessa trilha, e tenho certeza de que juntas faremos mais. Que venham novos ciclos!


Esse texto faz parte da série Guia de Atuação, que consiste em uma série de postagens com depoimentos de pessoas da rede, compartilhando experiências e formas de atuação dentro do cenário de inovação cívica brasileiro. O objetivo é compartilhar conhecimentos, em especial com as novas embaixadoras, bem como reforçar a importância da atuação em comunidade.

Autoria

Próximo Artigo

Uma rede de conhecimento compartilhado

Como jornalista, sempre acreditei no potencial do jornalismo como instrumento para promover e proteger os direitos cívicos.

Texto Completo →