Urban

Empreendendo Mudanças Positivas para um Futuro Participativo

Guia-de-atuacao Inovacao-civica

“Participar ativamente de grupos de estudos e comunidades tem sido uma parte fundamental na minha jornada de aprendizado e preparação para um futuro repleto de incertezas.”

Por Olívia Boretti

Minha trajetória de estudos e experiências na área de inovação foi incrível e repleta de aprendizados. Como bacharel em Direito, com pós-graduações em Direito Eletrônico, Direito Público e Direito Internacional, adquiri uma base sólida que me permitiu explorar diferentes áreas de atuação e entender as nuances legais no contexto da inovação. Abri mão das tradições do Direito e busquei um Mestrado em Inovação e Empreendedorismo, o que ampliou minha visão sobre os princípios e práticas, fornecendo uma base sólida para impulsionar o progresso e o crescimento por meio de ideias inovadoras.

A minha transição de carreira abriu portas para uma nova perspectiva de atuação, especialmente ao me tornar consultora de inovação em uma empresa especializada em prestar consultoria para escritórios de advocacia. Essa mudança de trajetória me permitiu adquirir uma visão abrangente tanto do mundo jurídico quanto da inovação tecnológica. Ao combinar meus conhecimentos em Direito com as mais recentes tendências e práticas inovadoras, tenho sido capaz de fornecer insumos valiosos para os escritórios de advocacia, ajudando-os a abraçar a transformação digital, explorar novas tecnologias e impulsionar a eficiência e a competitividade. Essa experiência única me permite compreender as necessidades específicas desse público e oferecer soluções personalizadas que estão em consonância com as demandas em constante evolução do mercado jurídico.

Participar ativamente de grupos de estudos e comunidades tem sido uma parte fundamental na minha jornada de aprendizado e preparação para um futuro repleto de incertezas. Nessas comunidades, encontro um espaço propício para compartilhar experiências, ideias e conhecimentos com outros profissionais e entusiastas da inovação. A troca constante de insights e a colaboração em projetos desafiadores fortalecem minha capacidade de adaptação e me expõem a diferentes perspectivas. A diversidade de experiências e habilidades presentes nesses grupos me inspira e estimula a explorar novas abordagens para enfrentar os desafios do cenário atual.

“Essa participação ativa me prepara cada vez mais para um futuro de mudanças rápidas e imprevisíveis, permitindo-me desenvolver uma mentalidade ágil e aberta à inovação, onde a troca de experiências se torna a chave para o crescimento e sucesso em um ambiente em constante evolução. Essas comunidades têm sido um ambiente estimulante, onde posso trocar ideias, aprender com os outros e contribuir para a criação de soluções inovadoras e impactantes.”

Ao longo da minha participação na rede de embaixadoras descobri que por meio da inovação cívica podemos criar soluções inovadoras para desafios sociais, como acesso a serviços básicos, inclusão digital, participação cidadã e sustentabilidade ambiental. Ela pode capacitar as comunidades, permitindo que os cidadãos se tornem agentes de mudança, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, transparente e participativa.

Considero a inovação cívica um tema importante para a sociedade, que envolve o uso da tecnologia e da inovação para fortalecer a participação cidadã, promover a transparência governamental e impulsionar o engajamento democrático. Acredito que a tecnologia pode ser uma poderosa aliada do cidadão no que diz respeito ao controle social e ao diálogo com o governo. E a inovação cívica pode impactar a comunidade de diversas maneiras, permitindo que os cidadãos participem ativamente na tomada de decisões, colaborando com governos e setor privado para o desenvolvimento sustentável e a solução de problemas comunitários.

“Unir tecnologia, colaboração e participação cidadã é fundamental para construir uma sociedade mais transparente, inclusiva e engajada. Estou comprometida em aprofundar meus conhecimentos nessa área e buscar parcerias estratégicas em Cuiabá-MT, onde a inovação cívica possa ser aplicada de forma prática e transformadora.”

Convido todos aqueles que compartilham dessa visão a se juntarem a OKBR nessa jornada de aprendizado e ação. Juntos, podemos construir um futuro mais participativo, inclusivo e promissor para todos.


Esse texto faz parte da série Guia de Atuação, que consiste em uma série de postagens com depoimentos de pessoas da rede, compartilhando experiências e formas de atuação dentro do cenário de inovação cívica brasileiro. O objetivo é compartilhar conhecimentos, em especial com as novas embaixadoras, bem como reforçar a importância da atuação em comunidade.

Autoria

Próximo Artigo

Inovação Cívica nas Universidades: relato de experiência com o QD Universidades

Um caminho para expandir os trabalhos de inovação cívica, é levá-los para as Universidades

Texto Completo →